Información general
Instituciones asociadas
Comités
Call for papers
Estructura
Cronograma
Programa del VIII Encuentro
Encuentro virtual
Protagonistas
Conclusiones
Inscripción
Viaje y hoteles
InfoBrasil
Info Sao José dos Campos
Contacto
Sede del evento
Área de exposición
Novedades
Difusión VE Brasil 2007
 

Datos generales

Videoteca Fundación Telefónica
Información AVEB
Reportaje Magazine Horizonte
Reportaje Learning Review
Número especial Learning Review
Seminario RELPE
 
Edición 2005:
(Palacio Minería, México DF) informe
Edición 2006:
(Palacio Euskalduna, Bilbao) imágenes
 
Videoteca F. Telefónica
Información GFDD
Reportaje Learning Review
Artículo Magazine Horizonte
Seminario ILCE
Seminario UDG

 

 



 
São José dos Campos - São Paulo, Brasil
Capital Mundial de la Educación, 18 - 22 de junio de 2007

Bienvenida

Seja bem-vindo, São José dos Campos te aguarda de braços abertos! É com muito orgulho que a cidade de São José dos Campos foi escolhida para sediar, em 2007, o “Virtual Educa Internacional”, um evento que tem o perfil educacional do nosso município. A realização deste evento, que já foi sediado por cidades como Miami, Madrid, Valência, Barcelona e Cidade do México, permitirá que mostremos ao mundo nossa proposta de difundir a educação e o empreendedorismo entre os nossos cidadãos.

O evento também possibilitará que os participantes conheçam todo o potencial tecnológico de São José dos Campos o que faz do município um pólo de desenvolvimento regional, onde a busca pelo aperfeiçoamento é constante.

É com este espírito que esperamos por você. Venha compartilhar da nossa satisfação de poder sediar um evento de tanta importância e magnitude.
Eduardo Cury, Prefeito Municipal de São José dos Campos
 
Somos os próximos anfitriões do VIRTUAL EDUCA e damos as boas vindas aos nossos ilustres visitantes. Com reunião marcada para realizar-se de 18 a 22 de junho de 2007, em São José dos Campos, no campus da UNIVAP, o VIRTUAL EDUCA poderá ajudar a proporcionar às nações da América Latina, sempre pressionadas pelos problemas econômicos, a educação necessária para ganhar mais qualidade de vida para seus habitantes. E para isto temos que adotar tecnologias de ensino eficientes, presenciais ou a distância, de modo a universalizar a educação básica. A América Latina abriga hoje a maior população latina do mundo: são meio bilhão de habitantes, representados pelas delegações que se reunirão em junho próximo, para que o VIRTUAL EDUCA estude e proponha condições para assegurar a educação que promova o progresso das nações da comunidade ibero-americana, respeitando suas tradições culturais e apoiando seu desenvolvimento sustentável.
Baptista Gargione Filho, Prof. Dr. Reitor da UNIVAP
 
Comprendo que o 8º Encontro Internacional será uma oportunidades para articular várias iniciativas de cooperação internacional envolvendo a América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha, a Comunidade Européia, os Estados Unidos e o Canadá na aplicação das tecnologías da informação e comunicação em favor do desenvolvimiento. Comprendo, também, que os encontros internacionais Virtual Educa fortalecem as redes de profissionais, pesquisadores e agentes públicos e privados que contribuem para tomar efetivas as inovaçoes tecnológicas aplicadas à educação e à produção científica, ao enfrentamento dos desafios da educação no século XXI, à preservação e disseminação da cultura e à promoção da inclusão social.

Nesse sentido, entendo que o 8º evento representará mais uma oportunidade para a UNESCO diseminar sua missão de estimular a cooperação internacional na construção de sociedades do conhecimento. Estou seguro de que a UNESCO terá muito a contribuir para a composição da programação desse importante evento.
Vincent Defourny Diretor, Representação da UNESCO no Brasil
 
Virtual Educa é um grande e importante foro internacional, criado para promover a educação, a inovação, a comunicação, o intercambio de informações e o debate dos sucessos e problemas ainda existentes, incluindo as diferentes formas de um ensino não-presencial de qualidade, envolvendo, particularmente, todos os países do mundo iberoamericano. Alternadamente realizado, a cada ano, entre a Europa e a América latina, este VIII Encontro Internacional do Virtual Educa, pela primeira vez será no Brasil, de 18 a 22 de junho de 2007, cobrirá todos os níveis de ensino, terá como anfitriões a UNIVAP e a Prefeitura Municipal, o que fará de São José dos Campos "a capital mundial de educação" nesse período. A AVEB - Associação Virtual Educa Brasil -, sente-se orgulhosa e feliz em poder cooperar para que este Encontro resulte, a médio e longo prazo, em maior oferta e melhor qualidade de educação, grande prioridade em todos nossos países.
Heitor Gurgulino de Souza,Presidente da Associação Virtual Educa Brasil (AVEB), Ex-reitor da Universidade da ONU
 
En el año 2001, el entonces Secretario General de la OEA, César Gaviría, decía: "Virtual Educa está llamado a crear nuevas formas de acceder e intercambiar información en la actual revolución tecnológica, de establecer relaciones de cooperación entre las instituciones educativas y los sectores público y privado, para contribuir a sentar las bases de una sociedad mejor informada, más democrática y donde la educación sea la carta de navegación ....". Han pasado los años y Virtual Educa sigue su andadura (desde 2004 como proyecto adscrito a la Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y de Gobierno), con proyección en la mayoría de países que componen la Comunidad Iberoamericana de Naciones.

Los colegas de la Asociación Virtual Educa Brasil (AVEB) representan un modelo del trabajo infatigable y el empeño solidario, por lo que el próximo Encuentro Virtual Educa Brasil 2007 será sin duda un momento importante en los esfuerzos que todos realizamos en pos de un mundo más justo y más libre a través de la educación, la innovación y la cooperación. Quedan todos Uds. invitados a compartir esos días con nosotros en SJ Campos y agradeceremos mucho cualquier colaboración que puedan prestar a la AVEB.
José María Antón, Secretario General de Virtual Educa - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
 
 
 
 
 
 
 
SEGIB
SJCAMPOS
UNIVAP
MEC
UNESCO
GFDD
TELEFONICA
UDUAL
RELPE
MICROSOFT
SENAI
SEBRAE
© Virtual Educa • Todos los derechos reservados