Fórum Global debate cooperação multilateral em Educação e Inovação

Foto: Taylla de Paulaq`

Os debates do Fórum Global de Educação e Inovação, no XIX Encontro Internacional Virtual Educa, iniciaram, nesta terça-feira (5), com o tema “Cooperação Multilateral em Educação e Inovação”. O objetivo é compartilhar experiências, resultados e perspectivas de ações desenvolvidas no âmbito da educação nos países participantes do evento. Participaram dos debates, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o secretário geral do Virtual Educa, José Maria Antón, a presidente do Patronato do Virtual Educa, Marisol Espinoza, e o presidente do Softex, Rubén Delgado.

Pinheiro destacou as ações realizadas pelo Governo do Estado, que busca aliar a formação educacional à profissional, valorizando o contexto social dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. “O nosso objetivo é compartilhar com as diversas nações irmãs o trabalho realizado no âmbito da Educação na Bahia. Conversava com um representante do Paraguai a possibilidade de apresentar o trabalho desenvolvido com o projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), onde levamos educação para todo o Estado e já dividimos com o Espírito Santo e o Amazonas. Também já estamos desenvolvendo junto com a TIM um aplicativo, que será utilizado por agentes de saúde, para fazer o registro de crianças e jovens que estejam fora da escola e caberá a nós resgatar esse estudante para a escola. Além das diversas parcerias que estamos promovendo para o crescimento da Educação Profissional, das atividades de cultura e a expansão da conexão da banda larga em todas as escolas da rede estadual,” disse.

A presidente do Patronato do Virtual Educa, Marisol Espinoza, destacou o diálogo entre as nações e os desafios que devem ser enfrentados. “Devemos pensar que todos os alunos devem estar nas escolas e todas as escolas devem estar conectadas, porém precisamos respaldar a importância que a formação humana está em primeiro lugar. As trocas de experiências em inovação, para proporcionar que o aprendizado chegue em todos os cantos, é fundamental, mas as tecnologias mudam a todo momento. Queremos uma formação de cidadãos, onde a tecnologia seja a ferramenta, como destacou o secretário Pinheiro. Também devemos compartilhar essas ações, sabendo que os desafios são adaptar esses sistemas à realidade de cada país”, afirmou.

O secretário geral do Virtual Educa, José Maria Antón, falou sobre a importância da criação do Fórum Global, que é realizado pela primeira vez. “Sempre tivemos esses debates de forma muito específica e regional. Mas sentimos a necessidade de uma discussão mais ampla a partir do crescimento do Virtual Educa. Agora, podemos debater com diversos países experiências bem sucedidas, possibilitando um intercâmbio educacional que por contribuir no desenvolvimento de uma educação global”, ressaltou.

Salir de la versión móvil