Pintar a Educação

Obrigado a tantos e tantos docentes que contribuem para a formação e inspiram os seus alunos; aos estudantes que desenvolvem as competências e o conhecimento necessário para terem uma vida de êxito e poderem assim impactar positivamente no mundo. 

Através da nossa iniciativa “Pintar a Educação” não procuramos somente premiar os docentes, mas queremos sobretudo celebrar e evidenciar a importância do seu papel na sociedade. Não há palavras suficientes para poder expressar de forma justa e com a devida grandeza a importância da educação e a influência positiva dos professores na vida dos estudantes, por isso, neste caso, decidimos eleger uma forma de expressão mais intuitiva, mais directa, mais sincera.

A ausência de cultura engendra o vazio e nós queremos preencher esse vazio com arte, amor e entrega, através da iniciativa “Pintar a Educação”, que se realizará ao vivo no nosso Encontro, numa sessão do Virtual Educa Connect que estará sempre disponível.

A artista convidada criará uma obra, que será trabalhada em directo durante os três dias de celebração do evento. O processo criativo poderá ser visualizado a todo o momento a partir de qualquer lugar no mundo, numa transmissão em directo, para que todos se sintam parte deste grande projeto.

Finalmente, na cerimónia de encerramento do Encontro, apresentaremos a obra criada, que será uma imagem mundial impactante sobre a educação pós-COVID. Todos os interessados poderão posteriormente visualizar o resumo de todo o processo criativo em formato timelapse. As cópias digitais da obra da artista serão oferecidas a todos os professores e professoras que participem no Virtual Educa Connect, como nossa forma de agradecimento, face à sua dedicação e lavor tão necessários.

É uma honra poder criar este momento único, no qual, pela primeira vez, se pintará a educação enquanto se fala sobre ela.

A artista

Luzia Lage

Nascida em outubro de 1962, em Lisboa, Portugal. Completou o curso de Desenho e Pintura no IADE ao mesmo tempo que frequentou o curso de Pintura na Universidade de Belas Artes de Lisboa. A sua obra revela-se através do expressionismo animista. A sua primeira exposição individual, celebrou-se com grande êxito em 1996 e desde então as suas obras foram apresentadas em mais de 25 exposições individuais e em incontáveis exposições colectivas.

Imprensa

1º Prémio na categoria de Artes Plásticas “Personalidade Feminina de Portugal 2009”, por votação nacional.

Prémio internacional

1º Prémio de Pintura e Fidelidade à Arte atribuído em 2015 e entregue por Mark Leivikov, Presidente do Conselho de Curadores de Moscovo e Membro Honorário da Academia de Artes da Rússia.



Galería

Video



Referências

"... A Arte de Luiza Lage, isto é, estas reproduções de uma exposição a que não estarei presente, diz-me várias coisas mas diz-me também a perplexidade diante dela. Diz-me que é, simultaneamente forte e subtil, frontal e elíptica, tradicional e inovadora, feminina e máscula, poderosa e vulnerável, deformada e grácil. Dizia Roger Fry que arte é deformidade significante. Mas pode também ser deformidade graciosa. Os títulos são também significativos: fazem apelo ao entendimento, à memoria, ao pudor, à cultura, à cortesia, à tradição. "O Mistério da Cultura”… A ignorância da cultura? O descaso da cultura? O abandono da cultura? (Um Cais sem Colunas? Sem tradição?).

“… Mas Pero então a arte redime-nos, como queria Huxley, de uma vida caótica, insensata e vastamente maléfica? Os dizeres de Luiza são para nos devolverem à cultura, à cortesia, ao bom entendimento, a uma saudável tradição, ao pudor que não exclui a intensidade? Diría que sim. Gostaria que sim. É muito provável que sim.”

EUGENIO LISBOA

Do texto para a exposição “Mistério da Cultura”, 2007

Virtual Educa