Inicio Português

Projetos pedagógicos inovadores são aposta importante de Portugal para a promoção sucesso escolar

O Ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, destacou a importância dos projetos pedagógicos inovadores na melhoria dos resultados escolares.

Em Paredes, durante uma visita a uma escola onde não houve reprovações no 4.º e 6.º anos, o Ministro referiu que «muitas vezes as fontes de insucesso escolar são diferentes e é importante confiar nas escolas».

«Cada vez que nós confiamos nas escolas, elas têm dado a resposta certa. E é o caso desta escola», acrescentou Tiago Brandão Rodrigues sobre o estabelecimento de ensino de Cristelo que nos últimos três anos desenvolveu um projeto pedagógico próprio.

Brandão Rodrigues afirmou que «esta é uma das propostas apresentadas no âmbito da autonomia de cada uma das escolas para responder a uma questão central do sistema educativo que é o insucesso escolar».

O Ministro sublinhou também a importância de dar ferramentas às escolas para que estas, dentro da sua autonomia, «possam construir cada um dos seus projetos pedagógicos para exponenciar o processo de ensino e aprendizagem».

«Estes esforços de flexibilização, sempre baseados na autonomia das escolas, dão a cada uma a oportunidade de desenhar o seu projeto pedagógica», disse, salientando que «um projeto pedagógico que funcione num grande bairro, de uma grande urbe, é necessariamente diferente de um projeto pedagógico que funciona em Paredes, no Alto Minho, no Alentejo ou em qualquer outra parte do território nacional».

Salir de la versión móvil