Ministério da Educação do Brasil lança plataforma para auxiliar educação e pesquisa

Uma plataforma universitária de conteúdo audiovisual para a educação e pesquisa no Brasil foi lançada pelo Ministério da Educação (MEC). É a Eduplay, desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e destinada a alunos, pesquisadores e professores. Por meio dela, será possível ter acesso a transmissões ao vivo, programas de televisão, canais exclusivos, videoaulas e podcasts, tudo para auxiliar no ensino superior do país.

“Esta ação visa a um melhor atendimento dos estudantes universitários, professores e pesquisadores que utilizam esse tipo de tecnologia para estudo e trabalho”, afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O novo portal, aberto para visualização pública e gratuita, concentra, por exemplo, o Canal Saúde, a TV Escola, os produtos da EBC, TV Brasil e Rádio EBC, além de canais de TV e rádios universitárias. São mais de 30 mil vídeos cadastrados, 29 mil horas de conteúdos e mais de 25 mil usuários de diversas instituições acadêmicas e de pesquisas do país.

Segundo o ministro da Educação, a Covid-19 mostrou que a internet é uma ferramenta importantíssima para a Educação. “Muitos falam, e é verdade, que a educação não será mais a mesma. De um ajudante acessório, o mundo virtual se tornou um componente necessário e presente.”

De acordo com o Ministério da Educação, com o Eduplay é possível transmitir uma aula para milhares de alunos, gravar o conteúdo e disponibilizar o acesso em qualquer dispositivo. As aulas gravadas podem ser facilmente integradas em sistemas, portais e sites das instituições de ensino superior.

O Eduplay substitui o portal Ví[email protected], com os mesmos serviços de transmissão ao vivo, sinal de TV e rádio, mas, agora, com mais benefícios para o público.

¡Regístrate en el próximo evento online de Virtual Educa!