Projetos pedagógicos inovadores são aposta importante de Portugal para a promoção sucesso escolar

O Ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, destacou a importância dos projetos pedagógicos inovadores na melhoria dos resultados escolares.

Em Paredes, durante uma visita a uma escola onde não houve reprovações no 4.º e 6.º anos, o Ministro referiu que «muitas vezes as fontes de insucesso escolar são diferentes e é importante confiar nas escolas».

«Cada vez que nós confiamos nas escolas, elas têm dado a resposta certa. E é o caso desta escola», acrescentou Tiago Brandão Rodrigues sobre o estabelecimento de ensino de Cristelo que nos últimos três anos desenvolveu um projeto pedagógico próprio.

Brandão Rodrigues afirmou que «esta é uma das propostas apresentadas no âmbito da autonomia de cada uma das escolas para responder a uma questão central do sistema educativo que é o insucesso escolar».

O Ministro sublinhou também a importância de dar ferramentas às escolas para que estas, dentro da sua autonomia, «possam construir cada um dos seus projetos pedagógicos para exponenciar o processo de ensino e aprendizagem».

«Estes esforços de flexibilização, sempre baseados na autonomia das escolas, dão a cada uma a oportunidade de desenhar o seu projeto pedagógica», disse, salientando que «um projeto pedagógico que funcione num grande bairro, de uma grande urbe, é necessariamente diferente de um projeto pedagógico que funciona em Paredes, no Alto Minho, no Alentejo ou em qualquer outra parte do território nacional».

¡Regístrate en el próximo evento online de Virtual Educa!