Virtual Educa Bahia 2018 foi apresentado aos secretários estaduais de Educação de todo o Brasil

"A essência dos debates no Virtual Educa se concentra nas soluções e na superação das barreiras e dificuldades para fazer a Educação fluir e o cumprimento das Metas do Milênio", disse o Secretário Walter Pinheiro.

CONSED - II Reunião Extraordinária 2018 | ANDRÉ NERY / MEC

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participou, nesta terça-feira (24), da II Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Brasília.

Na ocasião, Pinheiro apresentou aos secretários e ao ministro da Educação, Rossieli Soares, ações que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado da Bahia para fortalecer o eixo pedagógico das escolas e falou sobre o XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação, que irá acontecer, pela primeira vez na Bahia, entre os dias 4 e 8 de junho.

“A essência dos debates neste encontro se concentra nas soluções e na superação das barreiras e dificuldades para fazer a Educação fluir e o cumprimento das Metas do Milênio. Este ano incluímos o continente africano, que não participou das edições anteriores. A ideia é que a gente apresente no Virtual Educa algumas soluções que temos no Brasil e, por isso, estamos convidando representantes de alguns estados para que possam palestrar. Vamos também aproveitar o Virtual Educa para fazer o lançamento de um programa do Banco Mundial, o Think Blue, que trata a economia do mar e sua sustentabilidade vinculada a Educação. Vamos tratar também da questão da gestão escolar e para isso teremos mesas temáticas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas e experiências. O Consed, inclusive, terá uma participação especial na mesa de abertura”, afirmou Pinheiro.

O Virtual Educa será realizado no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA), no bairro do Barbalho, que está sendo transformado pelo Governo do Estado num grande centro de eventos e formação. Paralelamente, o Virtual Educa envolverá o Fórum Global de Educação e Inovação «Cooperação Sul-Sul», voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, a ser realizado no Porto de Salvador. A edição deste ano do Virtual Educa, que tem como tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, contará com apresentações de trabalhos de professores e profissionais da Educação, além de apresentações de diversos palestrantes, dentre eles, escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

 

A N U N C I O